Criando polêmica no lançamento da Volvo nos EUA


                                                          

A Volvo USA acabou de lançar sua linha rodoviária denominada VNL, trata-se de um aperfeiçoamento em comparação á antiga família VNL.

Ela chega com bastante tecnologia, conforto e linhas aerodinâmicas mais arrojadas porém, no seu trem de força composto por motores Volvo D11 e D13( sim, ela deixou de oferecer o poderoso D16 nos EUA) e Cummins, acompanha caixas automatizadas e automáticas, a Volvo I-Shift e transmissões Alisson e não mais as caixas manuais.

Rapidamente a noticia foi correndo e diversas  comunidades especializadas no assunto caminhão estão achando um erro a marca deixar de oferecer as transmissões manuais não sincronizadas da Eaton Fuller( caixas secas).

Sobre as transmissões automáticas Alisson com conversor de torque no lugar da embreagem é aceitável, já que mesmo o mercado por muitos anos amarem as caixas secas, as transmissões automáticas sempre foram bem vistas pelos norte americanos, tanto nos carros como em caminhões.
                          

                                                   
A I-Shift não precisa nem comentar, ela ganhou o publico ao redor do mundo, tanto nos EUA, Europa como aqui no Brasil e países vizinhos.

Mas enquanto ao fim da oferta das transmissões manuais, seria um erro como muitos estão dizendo?

Temos que lembrar, que os câmbios manuais estão sofrendo um desuso por todo o planeta, um caminho sem volta e bem provável que mesmo nos EUA a procura vem diminuindo, por isso a Volvo poderia ter deixado de ofertar, mas claro, até como tradição do mercado americano, deveria manter como opcional pra atender os diversos perfis de cliente.

Mas o que vocês acham da atitude da Volvo american? comentem aí.

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5 Comentários

  1. Eu acho que deveria oferecer ainda a opção de cambio manual, afinal o cliente tem sempre razão. Não acho que chega a ser um erro mas é uma opção a menos e pode ser decisivo no momento da compra

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  2. a Volvo se aproveita a falta de motoristas e também os grandes contratos com gigantes do transporte por lá e oferecem um produto de prateleira, se você quiser seu VNL com motor e transmissão eaton vai amargar 6 meses de espera, isso é uma questão de tempo acontecer, mas por lá o que manda é o business, se as vendas cairem ele voltam atrás!

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  3. A Volvo é a montadora N1 em marketing em todo o planeta. Certamente a decisão foi baseada em pesquisas. Provavelmente as caixas manuais deixarão de ser usadas por todo o mundo em um futuro próximo.
    E para finalizar, deixo aqui meus parabéns pelo blog.

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    1. Caro Ednei Mainardes , boa tarde , não me leve a mal mas e uma opinião pessoal minha, eu não acho que a Volvo e a montadora N1 em marketing pelo menos em se tratando do mercado Norte Americano de caminhões pesados (classe 8) , começando pelo fato que ela apostou todas as fichas no nome da marca Volvo e "MATOU" as fabricantes que adquiriu, WHITE-GMC E AUTOCAR , e considerando o BAIRRISMO dos americanos e a certa resistência com marcas estrangeiras eu julgo como um erro de estrategia comercial,o ideal seria revitalizar as marcas adquiridas como fez a Daimler Trucks (Mercedes-Benz) como enorme sucesso no caso da FREIGHTLINER , hoje a marca Volvo e apenas a 5ª colocada no ranking de vendas como marca individual , num universo de 7 marcas e o grupo Volvo Trucks que inclui também a Mack Trucks só vende mais que o grupo Navistar dona da International.
      No caso de não mais ofertar as caixas manuais EATON FULLER eu considero outro "TIRO NO PE" da montadora pelo simples fato de ela ter ignorado os caminhoneiros autônomos os chamados "owner operator truckers" que são muito tradicionalistas e adoram "CAMBIAR" uma caixa manual , basta vc acessar as redes sociais americanas a respeito de caminhões que vc vai entender o que estou dizendo , o mercado norte americano e o 2º maior do mundo só perdendo para o chines e mesmo com o crescimento das grandes frotas os "OWNER TRUCKERS" ainda constituem um filão importante e com certeza os mais tradicionalistas não vão optar por um VNL na sua próxima compra , A Freightliner por exemplo manteve a opção da caixa Eaton manual no seu novo Cascadia mesmo tendo um cambio automatizado de fabricação própria(DT12) fabricado pela Detroit do mesmo grupo Daimler Trucks

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  4. Volvo tem um mérito inquestionável por lá, chegou e se impôs.

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