Caminhos do Cimento

Eu ficaria horas aqui escrevendo para exemplificar todos os tipos de produção e caminhos da logística empregada na distribuição de Cimento para o setor de construção civil.

Porém, vou focar no produto á granel, já que é a forma que eu transporto e vivencio esse produto no mercado.

                                                               

                                                                                                                 
Essa foto, se trata de um vagão Silo com capacidade de 90 toneladas pertencente a fabrica de Cimento TUPI.

Existem diversas fabricas de cimento espalhadas pelo país, e diversas formas de produção. Na Mizu por exemplo, pertencente ao grupo Polimix, o produto é totalmente fabricado em sua base com o recebimentos das matérias primas, enquanto outras apenas armazenam o produto em um local para em seguida realizar a venda e distribuição nos caminhões silos, como a Lafarge Holcim de Santo André.

Aí é que entra o papel dos vagões silos, eles transportam o produto pronto proveniente de MG para ser armazenado no silo em Santo André.

Outra forma é como acontece na TUPI, o vagão da foto estava carregado com CP Indi, que nada mais é que o cimento pronto porém, sem a adição de escória moída, que chega na fabrica através de caminhões provenientes do Rio de Janeiro, a partir desse momento os produtos são misturados por um enorme sistema de misturador e armazenado no silo, para depois ser distribuídos e vendidos para o cliente através dos caminhões silos.

                                             

Curioso não?! É incrível o fato dos motoristas profissionais, por conta do tipo de transporte, ficarem por dentro de todos os processos de produção do produto transportado, e no cimento não seria diferente. Mais uma das façanhas dessa incrível atividade exercida, a arte de dirigir caminhões.

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