Freio de emergência da Volvo salvou vida de criança?

Sabe aquelas coisas que viralizam e ultrapassam o universo da qual ela faz parte? Enfim, um vídeo flagrando a atuação do freio de um caminhão Volvo FH no momento que se depara com uma criança atravessando a rodovia viralizou e se tornou noticia em tudo quanto é canto, até por pessoas sem ligação alguma com transporte, andaram comentando esse incrível vídeo.

O mais interessante, é que embora muitos tenham  elogiado a destreza do motorista, após isso começou a circular o fato do veiculo ser equipado com sistema de feios de emergência, sendo ele responsável pelo final feliz da ocorrência.

Por sorte, esse sistema já está sendo obrigatório pelos órgão europeus para sair de fabrica em todos os veículos comercias, e mais uma vez o Brasil deveria seguir esse exemplo. Com o enorme numero de visualizações e compartilhamento do vídeo ao redor do mundo, a própria fabricante Volvo aproveitou pra exaltar o seu produto de ponta e também esclareceu que embora o caminhão possua o freio de emergência( obrigatório em todos os veículos pesados na Europa), ele não funciona nessa condição do vídeo com pedestres, atualmente funciona para evitar colisões traseiras com outros veículos, ainda uma das grandes causas de acidente no mundo todo.
                                             
O mais importante de tudo isso é que embora o mérito seja sim do condutor pilotando um veiculo equipado com freios de ultima geração, devemos aproveitar pra repensar nossa tradição em usar os freios a tambor. O Volvo FH do vídeo está equipado com freios á disco com ABS tanto no cavalo como no semirreboque, o que definitivamente fez a diferença no momento em que o caminhoneiro se deparou com o pedestre atravessando a estrada, enquanto por aqui, ainda usamos os ultrapassados e menos eficientes freios á tambor, isso fez toda a diferença pois se o ocorrido fosse aqui no pais, infelizmente o desfecho poderia ser outro.
Para quem ainda não assistiu o vídeo, confira abaixo, cenas fortes:

                                                 

Postar um comentário

0 Comentários